Estrelas além do Tempo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

O nome do filme em inglês é Hidden Figures ou números ocultos num português literal, mas ali eram 3 mulheres ocultas e invisíveis que mostraram que eram brilhantes, inteligentes e que sabiam qual o seu lugar. O lugar delas era simplesmente mudar o mundo delas e de muitas mulheres que passaram pelas suas vidas.

O filme começa mostrando a infância de Katherine que de tão inteligente passa do início do fundamental I para o fim do fundamental II, ou seja ela pula 4 anos de escola. Adulta ela se torna matemática em geometria analítica, e que na NASA através de muito sufoco por ser negra e mais ainda por ser mulher conquista seu cantinho na corrida espacial, mas que infelizmente foi abafado na história. Hoje ela é reconhecida dentro na NASA.

Já Dorothy Voughn, é uma mecânica e matemática que sofre na mão de Vivian Mitchell que nunca lhe dá a oportunidade por ser negra. Ela sozinha consegue um livro sobre o computador IBM instalado na NASA e às escondididas ela programa ele todo e o instala. Hoje é reconhecida como a mulher com a inteligência mais brilhante da NASA.

E por fim Mary Jackson que através dos incentivos do judeu Karl Zielinsky muda de profissão de matemática para engenheira e consegue ser a primeira mulher negra engenheira e lutou pelas mulheres na NASA.

É um filme que mostra para você que você pode, só tomar o que é seu. Lute pelo que quer, faça! No final tem uma frase que confesso vou colar na testa e ver toda manhã quando acordar: “Não podemos todos evoluir quando metade de nós fica para trás.” (Malaya Yousafzai). Então assista filme e veja até onde você pode chegar. E confesso que estou torcendo por Taraji no Oscar. Ela está fabulosa no filme, aliás as três atrizes estão.

 

Fabiana Murray

Uma obra faraônica em construção. Host do Alias, Aspirante a escritora, Cinéfila, Seriaholic, Humanas com Miçanga, Netflix sempre aberto nas séries, fã das mulheres mais empoderadas da telinha e das telonas e claro, sempre no mundo da lua!

  • Júlio César

    Excelente filme!

    • Fabiana Murray

      Obrigada por comentar Julio. E é sim bem excelente.