Fim de ano!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

É fim de ano, e aquele clima de festas, férias e praias já está alcançando o seu ápice! Mas como todo fim de ano, este também merece uma breve revisão…

O ano de 2016 foi um ano muito intenso, e intenso das mais distintas maneiras, seja na política mundial e nos problemas morais Brasil, entre outros. Veja bem, ocorreram as eleições para presidente dos EUA; aqui no Brasil impeachment de Dilma Roussef; a morte de Fidel Castro; cada vez mais os nossos políticos aparecem envolvidos em escândalos de corrupção e outras imoralidades; o STF descriminalizou um caso de aborto de um feto de 12 semanas de gestação; ainda tentam mudar o foco da educação escolar para educação sexual; e as diversas ideologias tem tentado colocar a sua visão de realidade acima da própria realidade (por ideologias, entenda estes grupos militantes extremistas que se vê por aí). Estes são alguns dos casos daquilo que vivemos no Brasil, e que somos ensinados a não questionar, a não contrariar, apenas aceitar e confiar que nossos governantes estão nos dando o melhor. E cada dos casos supracitados merece profunda revisão, contextualização e reflexão, mas não caberia no post. 

Então porque os citei aqui? Bom, eu conheço muitos Nerd’s que estão bem ligados em todos estes movimentos históricos e que da maneira que podem, dão a sua contribuição ou sua crítica. Mas conheço muitos também que vivem alheios a tudo isto, como se estes acontecimentos não os afetasse de maneira alguma. Para estes últimos eu pergunto: “por que a entrada de cinema no Brasil é bem mais cara que nos outros países?” “por que as TV’s por assinatura são tão caras?” “por que certas produções (livro, filmes, entre outros) não chegam ao Brasil?”. E não é preciso reflexão profunda para alcançar estas perguntas.

Sobre as ideologias, este é um assunto polêmico e difícil de encontrar um ponto pacífico de discussão e deliberação. Particularmente, acredito que as ideologias participam do atraso do desenvolvimento do país, pois “puxam a brasa para o seu assado” e não se preocupam com o bem comum, e muito menos com uma sociedade integrada.

O ano de 2016, embora tenha sido marcado por muitos acontecimentos negativos, teve também diversos acontecimentos positivos. Os jogos olímpicos; avanços nas pesquisas científicas, especialmente da física e da medicina; para os católicos, o Ano Santo da Misericórdia e a Jornada Mundial da Juventude; e para o Nerd’s, bom, basta explorar o site e ver as séries, filmes, livros e tudo o mais que recebeu cobertura ou resenha dos Nerd’s para o Universo Nerd.

Aproveito a oportunidade e agradeço aos leitores, e todos os que comentaram, os comentários são muito importantes para quem escreve, pois ajuda a “afinar” a nossa escrita ao gosto do leitor. Também peço desculpas pelos atrasos de alguns posts e por não ter cumprido com a data de outros… mas como eu disse o ano foi intenso! A partir de 2017, o Liceu do Nerd terá apenas uma postagem mensal, no dia 21, assim consigo dar conta do recado.

Desejo a todos Boas Festas! Feliz Natal! Próspero Ano Novo! Boas Férias!

Eduardo Martins

Seminarista Católico; Acadêmico; Nerd; Jogador e Mestre de RPG. Quando tenho tempo livre, faço mais coisas também!

  • Darley Santos

    Falou e disse, resumo nerd/geek 2016 de quem não está nem um pouco alienado do mundo.