Jornada Mundial da Juventude

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Dia 26 de Julho de 2016, foi aberta oficialmente a XXXI Jornada Mundial da Juventude na Cracóvia.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), é um evento da Igreja Católica Apostólica Romana, que movimenta jovens do mundo inteiro, para uma jornada intensa de oração, peregrinação, confissão, missão, entre tantas outras atividade espirituais. Nos dias em que ocorre a JMJ, os jovens são convidados a visitar santuários, mosteiros, e participar das Celebrações Eucarísticas, Catequeses e Pregações.

O papa e sua comitiva ficarão no Brasil até 28 de julho pela Jornada Mundial da Juventude

O Papa Francisco é uma presença importante na JMJ, pois ele participa da jornada com tamanho entusiasmo e alegria, que ele torna-se uma expressão de jovialidade e energia que admira e conquista os jovens, assim como fora São João Paulo II, quando Papa. Durante a JMJ o Papa preside as Missas, faz pregações e motiva os jovens em todas as atividades desta Jornada espiritual.

Em cada edição a JMJ conta com um tema e um lema. Neste ano o tema é Misericórida, e o lema é “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles encontrarão misericórdia” (Mt 5, 7). O tema e o lema deste ano têm um vínculo especial com o local onde ocorre a Jornada, a Polônia, pois, é a terra natal de São João Paulo II e de Santa Faustina que são os santos dos nossos tempos que aprofundaram-se na meditação acerca da Misericórdia de Deus.

Escrevi este artigo fora de época, porque acho bastante interessante notar que jovens do mundo inteiro, inclusive Nerds, assumem a sua espiritualidade e a vivem do melhor modo possível, sem deixar de ser jovem, ou sem deixar de ser Nerd. Isto se opõe a este movimento dos nossos tempos de afirmar que o ateísmo é o modo de ser intelectualmente superior, quando na verdade nem se quer faz ideia do que realmente é o ateísmo, e vive assumindo uma ideia comprada, que parece oferecer um certo tipo de status.

Infelizmente, nunca pude participar de uma Jornada Mundial da Juventude, mas eu sempre acompanho do melhor modo possível, seja via sites, jornais e em oração.

PS: Este é um artigo extraordinário, a série “O RPG e a Metafísica” seguirá o esquema normal das postagens.

Eduardo Martins

Seminarista Católico; Acadêmico; Nerd; Jogador e Mestre de RPG. Quando tenho tempo livre, faço mais coisas também!