O Liceu, a Filosofia e o Nerd

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Continuando a apresentação, resta-nos agora saber o que é Lyceum do Nerd.

aristoteles-ensinando-alexandre---jean-leon-gerome-ferrisLiceu (lyceum) é uma das mais importantes escolas filosóficas da Grécia Antiga, foi fundada por Aristóteles algum tempo após a sua separação da escola de Platão. Aristóteles, já em seu período, foi bastante prestigiado, e teve como discípulos homens importantes da história do mundo, como Alexandre Magno.

A filosofia de Aristóteles é bastante abrangente, sistemática e realista. Estudou distintas áreas do conhecimento como a Lógica, Ética, Política, Biologia, Física Metafísica, entre tantas outras. Sua filosofia acompanhou e influenciou o pensamento ocidental, seja na ciência, na filosofia e inclusive na teologia.

Entendido o que é o Liceu, vou arriscar dizer, de modo geral, o que é a filosofia. Filosofia (philo sophos) se traduz do grego como amor ao saber, ou amante do saber, e isto já serve como breve descrição, porém é insuficiente. Partilho da postura que define Filosofia como a visão que o homem tem de si mesmo e  a visão que o homem tem do mundo, as chamadas visão de homem e de mundo, expressos em pensamentos, escritos, sistemas filosóficos, teorias filosóficas ou científicas e etc.

Por fim o Nerd… O Nerd tradicionalmente é entendido como um rapaz com o intelecto aguçado, pouca habilidade no que diz respeito aos esportes, muito hábil em jogos de mesa como cartas, tabuleiro e nosso amado RPG, e normalmente são especialistas em alguma área de conhecimento, como a física, cosmologia e as tecnologias. Inicialmente os nerds não eram populares, mas recentemente estão “bombando” e abriu-se espaço para as moças serem nerds também. Quanto a mim, como já expresso no post anterior, sou um Nerd-Filósofo.Filosofia

Não  tenho aqui a intenção de ser um Aristóteles, e nem de fazer do Lyceum do Nerd a minha escola de filosofia, mas
penso em cultivar um espaço que facilite a aproximação dos Nerds com a Filosofia, afinal, a vida deles é tão permeada de filosofia, mesmo que não se perceba isto.

Pensei em fazer uma série relacionando o apreciado RPG, com a misteriosa e temida METAFÍSICA…

Aguardem…

Eduardo Martins

Seminarista Católico; Acadêmico; Nerd; Jogador e Mestre de RPG. Quando tenho tempo livre, faço mais coisas também!

  • ” série relacionando o apreciado RPG, com a misteriosa e temida METAFÍSICA…” Aguardo com certeza, e ansioso! hauauhauha

  • achei a parte da descrição do nerd meio rasa.

    • Eduardo Martins

      Então Sr. Vulto!
      Neste momento a intenção de descrever o Nerd era apenas a nível de associação com tema, mas em breve quero escrever um artigo sobre a identidade do Nerd, aproveitando de alguns estudos acadêmicos que tive acesso.
      Aguarde!

      Obrigado pela crítica, afinal, elas sempre ajudam.

      Abraço!