O Peralta e sua Turma – Inclusão social.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Resenha: O Peralta e sua turma

Marcelo Zapelini da Rosa

Fui convidado a ler e resenhar um quadrinho infantil. Na verdade o convite foi no grupo do Portal CNEG, mas como tenho duas meninas pequenas, aceitei a tarefa de pronto. Assim sendo fui ler: O Peralta e sua Turma

Fui leitor de quadrinhos por vários anos, então achei que seria bacana retomar a leitura com este fim.

A obra:

  • O Peralta e Sua Turma
  • Estúdios Tanuki.
  • 1. Literatura infantil.
  • 2. Crianças deficientes físicas – Literatura infantil.
  • 3. Inclusão social.
  • 4. Material didático.

Me impressionou primeiramente a arte dos quadrinhos,de um traço bem definido, nada cartunesco e ou a la Maurício de Sousa(nada contra, mas sabemos que é referencia de muitos).

A temática é bem apropriada aos dias atuais e de uma leveza bem agradável aos pequenos. Falo isto pois como citei tenho duas e crianças não tem nossas amarras.

A história fala de uma turma de amigos onde o protagonista é deficiente físico. Não se trata se uma grande aventura, pois a história é curta e conta algo do cotidiano, porem com uma excelente lição de vida.

Não há tratamento diferenciado ao garoto e nem apelos ao que chamaria de sentimentalismo. Mas ainda assim a lição é grande, pois o garoto convive com os colegas de forma que não é visto como especial pela deficiência e sim pela nobreza da amizade.

Assim o ponto forte do quadrinho fica por conta da temática. Acredito que o uso do material pode ser de grande ajuda na edução dos pequenos, ensinando coisas como respeito e amizade.

Consideração:

O quadrinho tem seus defeitos sim, mas num peso na balança, eu recomendo a leitura principalmente para quem tem filhos. Muitas vezes nos faltam direção de como falar aos pequenos sobre alguns assuntos, e se não o abordamos, acabamos sendo pegos de surpresas.

Assim sendo, fica a recomendação. Comprem e leiam.

Veja mais resenhas de quadrinhos: http://culturanerdegeek.com.br/resenhas/quadrinhos/

 

Senhor A - Alexandre Gomes

Autodidata em edição de podcast, adepto de softwares livres,(Linux e Audacity). "A utilização de softwares livres não diferencia em nada dos softwares pagos no produto final." Senhor A