O RPG e a Metafísica: Preliminares II

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

A METAFÍSICA

Chegamos ao segundo post da série o “RPG e a Metafísica: Preliminares II”, e agora vamos dar um voo rasante sobre a Metafísica, este assunto profundo, complexo e muitas vezes temido…

Metafísica,  em sua origem no grego, significa μετα (metà): depois de, além de; e Φυσις (physis): natureza ou física, então, pode se dizer que a metafísica é o conhecimento daquilo que está além da natureza ou da física, porém esta definição é insuficiente. Para alcançar uma definição satisfatória, faremos um breve percurso na história da filosofia.

A partir do momento em  que o homem começou a interrogar-se sobre si mesmo, sobre o mundo que o cerca e sobre os eventos que ocorrem consigo e com este mundo, ele começou a fazer filosofia e, portanto, metafísica. Ao perguntar sobre tais coisas, as quais observava em sua vida diária, ele passou a querer investigar os fundamentos e causas destas coisas, pois investigar e conhecer o mundo parece uma atitude básica e fundamental na vida do homem.

Uma das expressões de uma forma de conhecimento antigo que se tem registros, e que é bastante apreciada por nós Nerds, é o mito. Os mitos, além da religiosidade dos povos antigos, expressam o conhecimento destes povos sobre a realidade que os cercava. Os mitos contêm a explicação sobre o que é o homem, o que é o mundo e o que são os deuses, e ainda continham a doutrina moral e explicava os eventos cotidianos, desde os mais simples aos mais fantásticos, entendendo os deuses como a causa e o fundamento de todo o mundo, inclusive do homem.

Logo no início da filosofia ocidental, os questionamentos sobre o homem, o mundo e Deus (deuses), continuaram pois, são (ainda hoje) de fundamental importância para todo o pensamento ocidental. Os primeiros filósofos mudaram o modo de encarar estes questionamentos, então, a religiosidade e a fantasia mitológica deram lugar à razão e a um novo método de pensar. A explicação sobre a realidade tinha novos métodos e rigores, próprios da razão e de um estilo de vida diferente. Neste período, grandes pensadores como Tales de Mileto, Heráclito, Parmênides, Platão, Aristóteles entre outros trouxeram grandes contribuições para a metafísica.

No seguimento histórico da filosofia, surgiram meios diferentes de encarar a metafísica, a realidade, o homem e a própria filosofia, mas os três questionamentos fundamentais, sobre o homem, o mundo e Deus (deuses), se mantiveram no centro do pensamento e da investigação do homem, e ainda hoje é assim, inclusive na ciência (com seu próprio método de pensar e responder tais questionamentos).

Num dado momento, a metafísica desdobrou-se em três grandes áreas de conhecimento: a antropologia, estudo metafísico sobre o homem; a cosmologia, estudo metafísico sobre o mundo; a teologia natural ou teodiceia estudo metafísico sobre Deus. Há ainda outras áreas de conhecimento filosófico com a abordagem metafísica, mas para a futura relação com o RPG, estas nos bastam.

Enfim, o que é metafísica?

Penso que a melhor definição é a de Aristóteles, “ciência do ser enquanto ser”…  Ser entendido aqui como termo que define tudo aquilo que é algo. Tudo que existe é, de certo modo ser, seja o homem, o mundo ou Deus. O que a definição de Aristóteles quer dizer é que metafísica (ou filosofia primeira, como era por ele chamada), é a ciência da totalidade da realidade.

O conhecimento metafísico sobre o ser do homem, o ser do mundo, o ser de Deus, visa entender a essência, a causa, a verdade, a beleza etc. com abrangência da totalidade, com o rigor da racionalidade, buscando o mais profundo saber. Por fim, entendemos que metafísica é, também, conhecimento daquilo que está além da natureza ou da física, no sentido de que busca conhecer aquilo que os sentidos não nos podem oferecer, que é o conhecimento da totalidade.

Sei que o conteúdo é denso, mas tentei aqui simplificar e resumir algo que, pessoalmente considero bastante difícil. Nem todos concordam com conhecimento metafísico e sua validade, mas a intenção desta série é relacionar um conteúdo filosófico com algo do universo Nerd.

No próximo artigo, enfim a relação entre o “apreciado RPG e a temida e misteriosa Metafísica”…

 

FONTES:

Metafísica: Curso sistemático – Aniceto Molinaro;
Léxico de Metafísica – Aniceto Molinaro;
Fundamentos de Filosofia – G. Cotrim e M. Fernandes;
Teoria do Conhecimento – Johannes Hessen;
Mito e Metafísica – Georges Gusdorf;
História da Filosofia: Vol I – G. Reale e D. Antiseri;
Filosofia do Mundo – F. Selvaggi.

Eduardo Martins

Seminarista Católico; Acadêmico; Nerd; Jogador e Mestre de RPG. Quando tenho tempo livre, faço mais coisas também!

  • Mauricio Martins

    Até o raso na metafísica já é complicado, mas to adorando, manda mais! hahah

    • Eduardo Martins

      Nem sabe o trabalhão que dá fazer isso…