Overcooked – Análise

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Em um mar de jogos indie, alguns merecem destaque…

O mercado indie de videogames traz, o tempo todo, pérolas que merecem ser descobertas e aclamadas pelos jogadores de todas as plataformas. Possuem, muitas vezes, jogabilidade divertida e, com um escopo muito menor do que um jogo AAA de um estúdio milionário, acerta em (quase) todos os seus elementos. E com uma premissa simples e jogabilidade simples, esse é o caso do Overcooked, desenvolvido pela Ghost Twon games e  publicado pela Tema17.

Pela imagem já podemos imaginar o quão caótico é o jogo.

Para quê história quando se tem diversão?

A trama não importa muito: Envolve um monstro que quer destruir o mundo, um rei cebola e viagem no tempo. Mas nada disso é importante porque você, junto com até mais 3 jogadores, devem a cada fase preparar os pratos solicitados em diversos ambientes, podendo ser um mero restaurante infestado de ratos, até vulcões ou icebergs. O objetivo é, administrando os ingredientes e os ambientes caóticos das fases, coletar o máximo de moedas possível até o tempo acabar.

Já imaginou cozinhar nas calotas polares? Aqui é possível!

Os controles são simples tendo apenas 3 botões de ação, sendo um excelente jogo para introduzir jogos para aqueles que não costumam jogar videogames. Extremamente divertido, Overcooked se supera como um party game pois traz para os jogadores desafios que exigem cooperação em um ambiente divertido e fácil de se entender.

Se há um erro para se apontar no jogo, é a falta de uma opção de multiplayer online para aqueles que não conseguem juntar amigos para se jogar no modo local. Tendo um modo singleplayer onde você controla 2 cozinheiros ao mesmo tempo, é altamente recomendável que se jogue Overcooked com pelo menos 1 amigo para que a experiência seja a que o jogo quer proporcionar. Experiência essa digna de premiação, já que Overcooked recebeu diversas indicações, como “Melhor jogo Multiplayer” no The Game Awards 2016, e até prêmios como “Melhor jogo” na BIG Festival 2017.

Overcooked está disponível para PC, Ps4, Xbox One e Nintendo Switch.