SevenWonders: Lindos presentes a custo zero (ou quase zero)

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Oi, meu nome é Thaineh, tenho 22 anos e eu amo dar presentes (mas não gosto muito de comprá-los).

Hoje é Nataaaal – o ponto alto do amor, da amizade, da fraternidade, do carinho DO CONSUMISMO. Shoppings abarrotados de gente, liquidações, promoções, fazemos sem entrada, 178 vezes no cartão, aceitamos cheque sim, pague dois e leve um…

(Essa semana fui ao shopping e me deparei com o absurdo de cobrarem pela foto com o Papai Noel!!! Gente, até o seu Noel tá mequetrefe assim?)

Acontece que nessa época do ano, você se sente na obrigação moral de comprar vários presentes, se endividar, comprar coisas desnecessárias para impressionar…. É bem triste essa pressão, triste que seja necessária uma regra que estipule um preço mínimo de presente no amigo secreto (de que importa que os presentes dado e recebido tiveram custos diferentes?).

Bem, eu gosto de ganhar presentes (claro, qual é o alien que não gosta?), e gosto mais ainda de dar presentes. Mas, comprar presentes é uma experiencia frustrante pra qualquer universitário desempregado que está abaixo da zona de pobreza – qualquer 20tão é uma fortuna. Eu sempre desenvolvi jeitos diferentes de presentear quem eu gosto, porque gosto de demonstrar meus sentimentos pelos meus amigos e pra isso eu aprendi que não preciso gastar dinheiros. Então, post de hoje, vou mostrar sete métodos alternativos de presentear pessoas especiais pra você. Presentes gratuitos (ou quase isso), que vão fazer sua pessoa querida se sentir mais amada do que qualquer presente caro comprado num shopping lotado.

Teste ao menos um dos métodos, é resultado garantido ou devolvemos o seu dinheiro de volta! (Não, pera…)

SeventhWonder: O potinho das qualidades

Todo mundo tem aquele dia meio merda, onde nos sentimos a pior pessoa dessa galáxia – um dia no qual um elogio faz muito bem. Então, pegue um potinho, escreva vários elogios ao seu amigo e
dê de presente pra ele, explicando que ele só pode abrir em caso de emergência. Ou ainda, orientando que ele alimente o potinho toda vez que receber um elogio.
Esse é um jeito fofinho de você tentar estar presente quando seu amigo estiver na bad. Com certeza ele vai lembrar que pode contar com você sempre que precisar!!

 

SixthWonder: Preparar uma comidinha

Cozinhar para alguém sempre foi e sempre será uma prova de carinho. Nosso dia-a-dia cheio de correria exige almoços em frente ao computador, ou sentados no sofá, em um restaurante, um fastfood… Comer uma comidinha boa feita com zelo é sempre muito bom! Mas, fica ainda mais completo se você chama seu amigo, faz a comida preferida dele, arruma a mesa, coloca uma florzinha no centro da mesa e gasta tempo com ele, papeando sobre a vida, bebericando um vinho ao som de Luis Armstrong… O almoço ou jantar tem tudo pra ficar especial! Esse é um presente de serviço – começa no convite, então o planejamento, as compras, o preparo, a decoração… Tudo é importante! E eu não tô falando de um super cardápio não – falo de você preparando o melhor arroz-feijão-ovo que seu amigo vai comer na vida! A pessoa que receber um presente tão lindo vai perceber que você fez tudo para que uma simples refeição fosse algo carinhosamente compartilhado e mais do que agradável.

 

FivethWonder: Uma cartinha (sim, aquelas dos anos 30, escritas à mão)

Quando a gente escreve um textão no facebook, marcando a pessoa na foto e tudo mais, é bem legal. Mas essas demonstrações de carinho são passageiras, no sentido de não ser possível guardá-las com você. Eu gosto muito de cartas! Gosto da liberdade de poder desenhar, colocar uma musica, uma foto e tudo o que eu quiser. Gosto muito de receber uma carta, com um quê de especial – está ali a letrinha da pessoa pela qual eu tenho carinho! Ela pegou esse papel e se empenhou em escrever algo pra mim!! Eu realmente acho muito especial.
Escrever uma cartinha é bem fácil, quando se gosta da pessoa, as palavras surgem e o carinho emana do papelzinho.

Tente! É bem fácil!!

 

FourthWonder: Algo seu, que você gosta muito. 

Por quê comprar um livro novo? Olhe na sua estante todos aqueles livros que você já leu e poderia muito bem passar pra frente, todas aquelas histórias paradas, todas as emoções congeladas… Escolha a sua história preferida, aquela que significou muito pra você por algum motivo, e dê de presente! Essa ideia estende-se à peças de roupas, CD’s, acessórios… Receber algo que já foi especial para alguém, torna o valor imensurável!

 

 

 

ThirdWonder: Um dia de dedicação

A vida sempre é uma loucura – muitos compromissos, checkins, fotos, mais compromissos, trabalho, horário e… Você já reparou que raramente conseguimos gastar o dia inteiro em uma só coisa? Sempre estamos multitarefas para todos os lados!

Em meio a essa loucura da vida, escolher um dia para uma super programação com seu amigo é surpreendente.

Tente algo assim: café da manhã em um lugar, almoço em outro, passear pelo parque, falar sobre o futuro, falar sobre o passado, dar risada e simplesmente estar presente (sem outras pessoas, sem fotos, sem alardes…). Um dia de dedicação é um presentão! É exclusivo e extremamente raro.

 

 

SecondWonder: Uma playlist cheia de sentimentos especiais

Toda amizade tem uma trilha sonora. A gente tem sempre aquela banda, aquela música, aquele álbum que marcou toda a amizade. Pode ser porque vocês descobriram juntos, ou um mostrou a banda para o outro… Não importa!
Fato é que sempre tem essas musiquinhas que, com muito carinho, te associam ao querido amigo.
Que tal mostrar pra esse amigo o quanto as músicas são importantes pra você? A ideia é você fazer uma playlist (no spotify, no youtube, grava um CD, uma fita, sei lá…), com todas as músicas que de alguma forma fizeram parte daquela relação pra você.

Esse é um presente bem legal, que eu já fiz uma vez ou outra com amigos bem próximos, e todos eles gostaram muito!

 

FirstWonder: Um abraço de verdade

Um abraço de verdade é aquele que tem, no mínimo, 30 segundos. Que faz o tempo parar, as respirações se sincronizarem, que faz doer os braços, que conforta e deixa o seu coração quentinho quentinho.

Um abraço desses é, sem dúvida nenhuma, o melhor presente de natal que você poderia dar a alguém.

 

 

 

Não é por não ter preço, não ter etiqueta e nem nota fiscal que esses deixam de ser presentes dignos – diria até que são os presentes mais dignos desse Universo.

Curta o Natal e, independente do que acredita (ou deixa de acreditar), faça desse natal um dia especial para as pessoas que você gosta. Já que o comércio fez todo o papel de superestimar a data, por quê não fazer com que ela tenha um valor diferente do monetário?

Feliz Natal, meus leitores queridos! Vejam esse post especial como o meu presente de Natal dedicado a vocês. Até o ano que vem e se mantenham zoneados, por favor ☢

Thai

Projeto de cientista, bookworm e - essencialmente - Nerd. Escrevo, leio muito, assisto séries, muitos filmes, tento estudar as vezes, pc gamer sem muito talento, um pouco de quadrinhos, grande vício em desenhos animados e durmo quando dá. Sou um Pegasus nas horas vagas, uma hipérbole ambulante e meu super-poder é que 70% do meu organismo não é água – é café.

  • Darley Santos

    Boa Thai! Todas essas dicas de presente possuem em comum o anti-consumismo e isso é magnífico, pois o consumismo simplesmente nos afasta do que realmente é importante nesta data: o amor genuíno e o afeto sincero! Boas dicas, e obrigado por lembrar o que realmente importa: o amor incondicional ou não interesseiro.

  • Excelente!! a dica do livro eu já faço, afinal já li, gostei, e não lerei novamente, então pra que guardar?? Dê de presente!! Parabéns pelo post, e boas festas a todos!!