SevenWonders: Os mais ouvidos de 2016

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Oi, meu nome é Thaineh, amante da música brasileira, tenho 22 anos e aparentemente eu gosto muito de folk.

Não, não é uma lista dos artistas mais ouvidos do mundo – é muito mais importante que isso: Falarei dos artistas que eu mesma mais ouvi durante esse ano. Pra ser honesta, meu plano original era fazer uma lista dos meus sete artistas/bandas favoritos, mas só o esboço já se mostrou uma missão impossível –  resumir todo o meu amor pela música em sete artistas! Foi um sofrimento a tentativa, e acabei desistindo. Como estamos em dezembro (ebaaaaa), usei as estatísticas que o LastFm me mostrou para mostrar pra vocês meus artistas mais ouvidos.

Contextualizando: LastFm é uma rede social na qual as músicas que você ouve são contabilizadas. Antigamente, havia um programinha que se instalava no computador que lia as músicas executadas no player. Hoje em dia, com os programas de streaming em vogue, o LastFm oferece a possibilidade de usar sua conta no YouTube ou do Spotify para contabilizar tudo o que ouve. ( se quiser saber mais entre LastFm em e depois me siga em Thaylulu 🙂 )

Seguartistasndo o LastFm, esses foram os artistas que eu maaaaaais ouvi nos últimos 12 meses:

OBS: eu comecei querendo colocar um vídeo de cada artista, mas daí esse artigo ia ficar grande demais! Então, ao final de tudo, coloquei a playlist do spotify com minhas duas musicas preferidas de cada artista, e também uma playlist do youtube com as mesmas musicas 😉

 

 

 

SeventhWonder: You+Me

You+Me foi uma ótima descoberta desse ano! Eu sempre amei o estilo, a voz e as músicas da P!ink (Alicia Moore) – ela sempre foi uma diva maravilhosa que eu admirava. Acontece que, por indicação de algum amigo (não me lembro bem) descobri esse projeto paralelo dela de folk. Quando fui ler mais sobre e ouvir as músicas descobri que tratava-se de um duo dela com o lindo do Dallas Green (presente no topo dessa lista). Eu sou uma apaixonada pelo folk, e amei a forma como as vozes deles combinaram! As letras são lindas e você vai querer ouvir esse álbum em um looping infinito (inclusive, segundo o LastFm esse foi o segundo álbum que eu mais ouvi em 2016!).

Muita fofura, violão <3, letras incríveis e dois artistas que já são bons separadamente – imagine juntos!

SixthWonder: Silva

Brazuquice sempre presente em minhas listas! Silva é um artista completo com um estilo bem diferente. Artista da nova mpb, ele sempre inova com os toquinhos eletrônicos em meio a ritmos bem suaves. A voz dele é sem igual e as letras também arrasam!

Contudo, pra ser honesta, não ouço taaaaaaaanto assim as músicas dele para estar em um top7 dos mais ouvidos. Acontece que esse ano (em novembro, acho) ele lançou um álbum mais do que especial: Silva Canta Marisa – um álbum no qual ele faz uma linda homenagem à minha eterna divaSem nome da MPB, Marisa Monte.
Cresci ouvindo Marisa, e sempre amei suas músicas, seu estilo de vida, sua voz… Quando vi um anúncio de que o Silva tinha feito esse álbum trazendo releituras de músicas que eu já amava – eu pirei! (Não, sério mesmo. Eu gritei, pulei, avisei todos os meus amigos…) Quando comecei a ouvir me apaixonei! É uma homenagem realmente especial, cheia de carinho e zelo com as músicas dela. E é por conta desse álbum que o Silva foi tão ouvido no meu ano.

Claro, indico as músicas dele também! Ele é incrível – mas ouça o Silva Canta Marisa – te desafio a conseguir parar de ouvi-lo!

FivethWonder: Daniela Andrade

Daniela Andrade (que não é brasileira) é a maior fofura que encontrei no youtube esse ano. Falei um pouco dela no episódio do Fermata Podcast sobre artistas que sairam do youtube ( aqui ). Ela faz covers – que por muitas vezes se mostram até melhores do que as versões originais! Geralmente com uma pegada mais folk, só voz e violão (que acho que já tá meio claro que eu amo).
Ela é uma fofura meeeesmo! Eu ouvi tanto ela esse ano, que a faixa mais ouvida do meu ano é dela – uma versão maravilhosa de Creep do Radiohead.

Daniela AndradeEla tem algumas músicas autorais e também um álbum de natal que você vai  gostar tanto que vai obrigar seus parentes a trocarem Simone por Daniela Andrade.

Ouça bem as versões dela e morra de fofura com essa voz incrível e os arranjos mais bacaninhas.

 

 

FourthWonder: Cícero

Ai ai ai ai… Ah, Cícero! Eu sou uma fã doida e apaixonada pelo Cícero Rosa Lins. Ele representa tudo o que nossa música popular precisa dizer. Com seu ritmo psicodélico, suas letras complexas e suas tantas referências em mestres da MPB, Cícero vem ganhando meu coração espaço na mídia.
Eu te aconselho a buscar vídeos nos quais ele toca ao vivo. A presença de palco dele é sem igual!
Se eu tenho mais coisas pra falar dele? Tenho! Mas prometi que eu iria me conter quando fosse falar de Cícero. Então, só saibam que ele é meu preferido.

 

ThirdWonder: Supercombo

Supercombo é a banda brasileira mais irada, divertida e AAAAAH <3

Uma vez, minha irmã me mostrou “amianto”, de uma banda que eu não conhecia. Ouvi e achei depressivo demais – ignorei total! Depois de um tempo, esbarrei de novo na mesma banda e fiquei alucinada! Eles mandam bem demais, tocam um rock alternativo de altíssima qualidade, são animadíssimos (um dos melhores shows que já vi na minha vida!) e as letras são surpreendentemente inteligentes. Foi muito difícil escolher as minhas duas músicas preferidas para colocar na playlist, mas tentei. Só ouça mais coisa deles, vale a pena. Se deixe viajar pela voz fofinha do Leo , o baixo agressivo da Carol , a bateria insana do Raul e a guitarra marcante do Pedro.

Esse ano eu ouvi tanto porque eles lançaram um álbum GENIAL chamado Rogério. Olha, eu ouvi tanto esse álbum que provavelmente decorei até as respirações nele. Indico pra você, basicamente, o álbum todo! Algumas das indicações dessa lista podem ser meio arriscadas, coisas meio específicas que poucas pessoas vão gostar. Mas Supercombo é uma banda que eu tenho CERTEZA que vai te agradar, seja qual for seu estilo musical preferido.

SecondWonder: Tó Brandileone

Tó Brandileone provavelmente será o novo Caetano Veloso dessa geração.

Tem um grupo que gosto muito chamado 5 a seco – são 5 garotos muito talentosos fazendo um MPB numa qualidade acima do normal. Acontece que cada um deles tem sua própria carreira solo, e um deles é o Tó Brandileone. Acredito que ele seja o que já tem a solo mais consolidada, por assim dizer.Sem nome

Ele é um músico excepcional e um compositor com muita sensibilidade. Por isso que acredito muito em um futuro bem concreto para ele no cenário da música brasileira – e espero que mais gente o conheça porque ele merece!

Ele já tem uns três álbuns lançados e cada um é melhor que o outro. Indico fortemente todos eles!

FirstWonder: City and Colour

Não tenho muito o que falar de City and Colour – só que é absolutamente a minha banda preferida!

Folk delicioso, letras impactantes, Dallas Green é um lindo… Eu realmente sou apaixonada por essa banda (Na verdade City and Colour e Beirut estão competindo por um primeiro lugar no meu coração).

Eu nem lembro muito bem como foi que descobri essa banda, só sei que foi amor à primeira vista. Indico pra você, se você curte esse estilo de voz e violão, se pra você a letra importa e se você quer conhecer um som que tem o potencial de te relaxar antes de dormir.

 

 

Aqui vai uma playlist pra você conhecer esses artistas que citei, se quiser:

Pelo spotify

Pelo Youtube


Então, pessoas, foi isso. Hoje eu quis trazer umas musiquinhas pra vocês, e são todas indicações bem especiais – foram músicas e artistas que trilharam o ano de 2016 pra mim. Então, espero que gostem de alguns dos nomes indicados. Até a próxima e se mantenham zoneados (com uma bela trilha sonora de fundo), por favor ☢

Thai

Projeto de cientista, bookworm e - essencialmente - Nerd. Escrevo, leio muito, assisto séries, muitos filmes, tento estudar as vezes, pc gamer sem muito talento, um pouco de quadrinhos, grande vício em desenhos animados e durmo quando dá. Sou um Pegasus nas horas vagas, uma hipérbole ambulante e meu super-poder é que 70% do meu organismo não é água – é café.